Sobre

 

A En torno é um ateliê focado em peças utilitárias de cerâmica. Com uma paixão singular por culinária, desenvolver peças para restaurantes e cafés tem sido sua principal atividade desde seu início em 2014.

A principal ferramenta para modelagem e acabamento é o torno de oleiro mas não é a única. Também usa bases de madeira e de gesso (e do que mais a criatividade permitir) para dar forma a peças de formatos que vão além do circular que o torno permite.

Os vidrados são feitos no próprio ateliê com fórmulas desenvolvidas através de estudos, testes e apenas usando materiais atóxicos, permitindo assim que todas as peças que saem do ateliê possam ser utilizadas seguramente na sua cozinha. A propósito, o vidrado é o que dá cor e textura às peças além de impermeabilizar o corpo cerâmico.

Conhecer a origem e o modo de produção das peças que utilizamos no dia a dia nos permite uma maior consciência nas nossas ações. Embora talvez isso não seja possível em todos os aspectos da nossa vida, saber como é feito o prato onde comemos nos faz dar mais valor à própria comida e ao ato de comer. O mesmo vale para o copo em quem bebemos, o vaso em que plantamos, as tigelas em que servimos e os potes onde guardamos.

Através da beleza e da imperfeição, a En torno busca a consciência.

Todas as peças são feitas à mão, uma a uma.